sexta-feira, 5 de julho de 2013

SANTA PAULINA

Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865,
em Vigolo Vattaro, província de Trento, na Itália.
Foi batizada no dia seguinte com o nome de Amabile
Lucia Visintainer. Filha de pais muitos católicos Antonio Napoleone Visintainer, que era Pedreiro e Ana Pianezzer,
dona-de-casa.
Em 1873, aos 8 anos, Amabile emprega-se em uma
fabrica de tecidos, onde trabalhou como Tecelã.
No dia 27 de abril de 1874 , aos 9 anos, recebe a Crisma.
Em 1879, com mais ou menos 12 anos,
faz a primeira comunhão. Em 1882, quando tinha 15 anos,
foi convidada pelo Padre Augusto Servanzi, para
juntamente com Virginia, para trabalhos religiosos na Capela São Jorge; ficando encarregadas de ministrar catequese, limpar a capela e cuidar de pessoas doentes, em domicilio.Aos 22 anos, Amabile perde a mãe.
Em 1898, ela fala com Nossa Senhora, após sonhar com ela três vezes que lhe diz:“Amábile, é meu ardente desejo que comeces uma obra: trabalharás pela salvação de minhas filhas.” 
 Aos 07 de dezembro de 1895, Amabile, juntamente com outras jovens da Congregação fazem os votos e adota o nome de Irma Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Em 02 de fevereiro de 1903, Irma Paulina foi eleita com 21 votos para o cargo vitalício de Superiora Geral, passando a ser chamada de Madre Paulina.
No dia 17 de julho de 1903, Madre Paulina é transferida para São Paulo,indo morar no Bairro Ipiranga e dirigir o Asilo Sagrada Família.
Em 1908, Madre Paulina sofre com infâmias de Anna Brottero; uma rica viúva que fazia doações ao Asilo e almejava dirigir o mesmo; por isso, recebe ordens para ir para Nova Trento.

No dia 30 de agosto de 1909, aos 44 anos, Madre Paulina recebe o exilio e é enviada para Bragança Paulista. Primeiramente vai  trabalhar na Santa Casa e depois no Asilo São Vicente. 
Em 1918, foi chamada de volta ao Ipiranga e foi recebida com honras pelas Irmãzinhas.
Em 1938, Madre Paulina estava fazendo flores artificiais e rosários no porão da casa-geral, quando faz um corte no dedo médio da mão direita. Ela era diabética e não cuidou direito do dedo; a ferida se transformou em gangrena diabética e ela teve que amputar o dedo.
Na data de 18 de março de 1938, ela teve que amputar o braço.
Mas nunca reclamou, nunca se lamentou, nessa ocasião ela disse: “Deus me pediu o dedo, depois o braço. Mas por que negar se sou toda dele? 
 “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários!”.
 “Confiai em Deus e em Maria Imaculada; permaneceis firmes e ide adiante.”
A partir de agosto de 1940, Madre Paulina foi ficando cada vez mais doente; e devido a complicações do diabetes ficou cega.
No dia 09 de julho de 1942,em São Paulo, Madre Paulina encerra sua missão aqui na terra, partindo para a Casa de Deus; aos 76 anos; 
Em 18 de outubro de 1991, na cidade de Florianópolis-SC- Brasil, Madre Paulina foi Beatificada pelo então Papa João Paulo II, que lhe concedeu o titulo de “Bem-Aventurada” e passou a ser invocada pelos cristãos como “Bem-Aventurada Madre Paulina, rogai por nós!”

No dia 19 de maio de 2002, foi canonizada, no Vaticano, pelo mesmo Papa João Paulo II, que lhe concedeu o titulo de “Santa Paulina”,
Santa Paulina, é protetora dos enfermos, das crianças e dos idosos. 
A “Festa de Santa Paulina” é celebrada no dia 09 de julho. 
Santa Paulina é Protetora dos Enfermos, das Parturientes, das Crianças e dos Idosos. É invocada principalmente como Intercessora dos Doentes com Câncer.

By Mauro do Coral



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...