quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HISTÓRIA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Jornada Mundial da Juventude é uma grande celebração instituída pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985 que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens.

Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações, propagando assim os ensinamentos  de Jesus e da Igreja.
A celebração é realizada numa cidade escolhida pelo Papa.
Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo.
Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.
Em 1995, em Manila, Filipinas o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história.

A primeira Jornada foi realizada, em Roma na Itália em 1985, por ocasião do Ano mundial da Juventude.
Contudo, a instituição oficial da JMJ por João Paulo II só ocorrera em 20 de dezembro de 1985, e a Iª JMJ oficial somente no Domingo de Ramos de 1986.
 A partir de então, passou ser organizada a cada dois anos, como regra geral (algumas, a partir de 2000 ocorreram com três anos de intervalo). Cada evento é organizado em diferentes cidades do mundo.
Em 1987, os jovens foram convocados a Buenos Aires,na Argentina  onde 1 milhão de participantes ouviram as mensagens do Papa, como esta:

Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja.
( João Paulo II )

Dois anos depois em 1989, 600 mil jovens foram em peregrinação à cidade Espanhola de Santiago de Compostela.
Em 1991, 1,5 milhão pessoas participaram da Jornada no santuário mariano da cidade polonesa de Czestochowa e o Papa João Paulo II foi o primeiro Papa a falar em Esperanto.
Depois da queda do Muro de Berlim, essa foi a primeira ocasião em que os jovens do Leste Europeu puderam participar livremente do evento.

Meio milhão de jovens encontraram o Papa João Paulo II em 1993, na cidade americana de Denver, diante do impressionante cenário das montanhas rochosas.
Em 1997, foram muitos jovens que responderam ao convite do Papa para a Jornada em Paris, que terminou com um evento reunindo quase um milhão de pessoas.
O Jubileu do ano 2000 converteu-se também no jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude.
Cerca de 2,5 milhões de jovens (segundo a imprensa local) reuniram-se em Roma para um novo encontro com o Papa.
A cidade canadense de Toronto  no Canadá foi a sede do encontro de 2002, onde 800 mil pessoas encontraram-se para a última Jornada com o peregrino João Paulo II. 
O Papa lembrou a todos que o espírito jovem é algo que não pode ser sufocado:
Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens.
A Jornada entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2005 em Colonia na Alemanha, ( Weltjugendtag Köln 2005 em alemão), foi a primeira após a morte de João Paulo II.
 O evento foi presidido pelo Papa Bento XVI naquela que foi a primeira viagem internacional do seupontificado.

 Mais de um milhão de jovens se ajoelharam junto com o Papa na vigília de 20 de agosto.
Em 15 de julho de 2008, em Sidney na Austrália, iniciou-se com o tema: "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas" ( atos 1:8 )
Em 20 de julho, na missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a Jornada de 2011 em Madri, na Espanha.
Madri reuniu cerca de 1,5 milhão de jovens, com o tema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" ( Colossensses 2:7 )
No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madri o Papa anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude seria na cidade do Rio de Janeiro no Brasil.
  Ao fazer o esperado anúncio, o Santo Padre disse:
Agrada-me anunciar agora que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro(...)Peçamos ao Senhor desde este instante que assista com sua força a quantos deverão pô-la em marcha e aplaine o caminho para os jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o Papa nessa bela cidade brasileira(...)Antes de nos despedirmos e depois que os jovens da Espanha entreguem aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo
A JMJ de 2013, realizada no Rio de Janeiro, Brasil e reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento.
Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os   jovens do mundo. 
  
História da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre.
Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Oceania, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, Salus Populi Romani uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006, enfatizando porque o Ícone de Maria acompanha a peregrinação, junto com a Cruz da JMJ.
Milhões de jovens, desde 1985, participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares continuam participando a cada JMJ, da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e com o Ícone da JMJ.
Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam, não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo diário de suas vidas cristãs.

By Mauro do Coral


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...