segunda-feira, 14 de abril de 2014

OFÍCIO DAS TREVAS


O Ofício das trevas é um antiquíssimo ofício Litúrgico
e muito apreciado por toda a igreja.
Ele juntava lições e Salmos em um belíssimo texto retirado do breviário e rezado junto com a comunidade. Durante os séculos houve muitas formas musicadas, inclusive não apenas na forma gregoriana, mas também na forma de música clássica.

Chama-se das trevas porque ao longo do ofício iam apagando-se as luzes da Igreja que terminava em escuridão.

O Ofício das trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo sofredor e junto d’Ele nos colocamos rezando e meditando sobre os sofrimentos de sua paixão e morte na cruz


Sermão das Sete Palavras



Lembra as últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte.

As sete palavras de Jesus são:

1 - “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”,
2 - “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”,
3 -  “Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”,
4 -  “Tenho Sede!”,
5 -  “Eli, Eli, lema sabachtani? - Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”,
6 -  “Tudo está consumado!”,
7 -  “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

 Neste dia, não se celebra a Santa Missa.
Por volta das 15 horas celebra-se nas igrejas católicas a Solene Ação Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. À noite as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo e em seguida a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto.  

By Mauro do Coral       


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...