terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

A Campanha da Fraternidade de 2015 nos convida a refletir, meditar e rezar a relação entre igreja e sociedade. 
O Tema é: “ FRATERNIDADE,:IGREJA E SOCIEDADE”, 
e o lema: “EU VIM PARA SERVIR”.

A Campanha vai ajudar-nos à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico VATICANO II, como serviço, ao povo Brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Sociedade vem de Socius e Id. de idade, que diz da força, vigor, força e vigor do Socius.
Socius é o companheiro. 
A Força que faz e deixa ser companheiro.
Os que estão unidos pela mesma força e vigor formam a Sociedade.
As pessoas que tem a mesma pertença e buscam viver e conviver com um modo próprio de organização, formam uma sociedade. As pessoas também recriam a sociedade. Porque formada por pessoas a sociedade é viva e se transforma.
Uma sociedade é uma sociedade quando todos participam do conviver e do decidir e não permitem que uma pessoa seja excluída.
A igreja, as comunidades de fé, os cristãos são ativos na sociedade. 
Eles pelo diálogo e pela caridade cuidam das pessoas que são excluídas, e ao mesmo tempo participam ativamente das discussões e preposições que visam o bem de todos. 
Disse o Papa Francisco: “prefiro uma igreja acidentada, ferida, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma igreja enferma pelo fechamento e comodidade de se agarrar as próprias seguranças. 

Não quero uma igreja preocupada em ser o centro e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimento.”
Sair ao encontro do outro, do próximo e se colocar a serviço dele, como fez Cristo na noite do lava-pés, na ultima ceia com os apóstolos, quando tomou uma bacia com água e lavou os pés deles, um a um e concluiu dizendo: 
Assim como eu o seu mestre vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros... e no Evangelho de Marcos 10, 45 “ o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos..”


De fato onde existe tanta desigualdade, corrupção, doenças, pobreza e todo tipo de violência, é sinal de que não existe o serviço e é isso que os cristãos precisam combater e fazer o Reino de Deus acontecer oferecendo-se com muita humildade a servi-lo.     

                                                                         
                                                                                                                                   By Mauro do Coral

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...